fbpx

Lavras Vive a Expectativa de um Hospital 100% SUS

Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem previsão para entrar em funcionamento em 2025. Comunidade do entorno já se movimenta.

Texto: Karina Mascarenhas

Ter um hospital com diversas especialidades médicas e ainda de forma gratuita, 100% Sistema Único de Saúde (SUS): esse sonho idealizado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) está prestes a se concretizar. O local que já abrigou, por anos, o Hospital do Coração, no bairro Jardim Glória, zona oeste de Lavras, virou um canteiro de obras em 2018 e, desde então, toda a comunidade lavrense acompanha com expectativa a conclusão e o funcionamento do Hospital Universitário (HU).

O comércio na Avenida Coronel Juventino Dias, onde se situa o HU, já se movimenta. A empresária Dalila Dinali, proprietária do Glória Hotel Lavras, conta que o bairro Jardim Glória, considerado um dos maiores de Lavras, desenvolveu-se muito ao longo dos anos e espera ansiosamente a conclusão das obras. “Nunca pensei que aqui teria um novo hospital. A localização dele é perfeita, o pessoal está esperando o retorno das obras, as pessoas investiram no bairro. Vai trazer muita alegria, mas também muitos problemas como trânsito, barulho e etc, mas o que o povo precisa é de saúde, ser bem tratado pelo SUS; não só gente aqui de Lavras, mas como das cidades do entorno, estávamos precisando de um hospital assim, modelo”, comentou.

Outra empresária, Marlene Costa, da padaria A Caprichosa, já fez planos de expansão do seu comércio para atender a demanda que irá aumentar no local. “Nós empresários estamos com muita expectativa, vai trazer mais movimento para a avenida, inclusive já estamos fazendo uma cafeteria para atender não só o pessoal do hospital, como nossos clientes. Espero que ano que vem volte a terminar as obras do hospital”, disse.

Professor João Chrysostomo de Resende Júnior, reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Professor João Chrysostomo de Resende Júnior, reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Histórico do Hospital Universitário

A história do HU teve início com a aprovação do curso de medicina na UFLA, em 2013. Afinal, a formação dos futuros médicos depende também de suas práticas em hospitais e atendimentos à comunidade através de internatos e períodos de estágio obrigatório, que todo curso de medicina deve oferecer aos estudantes. “Com o advento do curso de medicina, nós tivemos a oportunidade de adquirir aquela área. Em 2017, foi feita uma licitação e as obras tiveram início em 2018. Naquele momento, a ideia era construir um hospital-dia, com procedimentos de baixa e média complexidade, além de internações de curta duração. Essa etapa foi entregue em novembro de 2021”, explica o reitor da Ufla, professor João Chrysostomo de Resende Júnior.

Depois de muitas negociações com a Ebserh, ao longo de 2020, 2021 e 2022, em junho do ano passado, o Ministério da Educação autorizou a incorporação do Hospital Universitário da UFLA à empresa, condição essencial para que seja possível a gestão do espaço. “É a Ebserh que administra a grande maioria dos hospitais universitários no Brasil. Para que ela pudesse incorporar nosso hospital, era necessário que nós mudássemos o nosso modelo, já que ela não atende a hospital-dia. Foi então que interrompemos as obras para não fazer nada equivocado e que prejudicasse essa adesão à Ebserh. Começamos as tratativas, mas ainda não tínhamos os recursos disponíveis para fazer as adaptações necessárias do hospital. Lutamos por esses recursos, e agora estão contemplados no PAC”, esclarece o reitor. 

Essas adaptações serão feitas a partir das definições do plano assistencial, um documento que orienta os tipos de especialidades que serão atendidas e como será a atuação do hospital na região. 

Esse plano abarca tanto os requisitos estabelecidos pela Ebserh, quanto as necessidades do município, da micro e da macro região, aproveitando, da melhor forma, a assistência regional em saúde oferecida pelo SUS.

De acordo com o reitor João Chrysostomo, “com os recursos do PAC, a expectativa é que em 2024 uma nova empresa possa ser licitada para atuar na segunda etapa de obras, fazendo as adequações necessárias e, dessa forma, podemos ter o hospital em funcionamento em 2025, contanto que todas as tratativas corram da forma planejada”.

Até o momento, já foram investidos cerca de 20 milhões de reais no Hospital Universitário, considerando terreno e obras. Além do benefício de atendimento direto à população, o Hospital Universitário terá um papel a cumprir nas atividades acadêmicas dos cursos da Ufla ligados à área de saúde, como Medicina, Nutrição e Educação Física  e contribuirá também com a realização de pesquisas científicas.

spot_imgspot_img

Newsletter

Artigos relacionados

spot_imgspot_img