Alimentação, estresse e sedentarismo: desvendando os fatores de risco para doenças inflamatórias intestinais.
Texto: Vanessa Fagundes
O intestino, antes subestimado, hoje é reconhecido como um órgão crucial para a saúde geral, desempenhando funções que vão além da digestão e absorção de nutrientes. Devido à complexa rede de neurônios que possui e à produção de diversos hormônios que influenciam diretamente no nosso bem-estar físico e mental, como, por exemplo, hormônios que auxiliam no controle do apetite, do humor, do sono e do estresse, o intestino é chamado de “segundo cérebro”.
Além de quebrar os alimentos em seus componentes básicos (nutrientes) e absorvê-los para fornecer energia, regular funções corporais e construir e reparar tecidos, encontramos no intestino uma microbiota intestinal complexa, composta por trilhões de microrganismos, que influenciam diretamente na nossa saúde e que, quando está desequilibrada, compromete nossas “defesas”, aumentando, assim, consideravelmente o risco de diversas doenças autoimunes, alergias e outras condições inflamatórias.
Para se ter uma ideia, um estudo da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) revelou que a incidência de Doença Inflamatória Intestinal, que é uma doença crônica, mais comum em adultos jovens, entre 15 e 40 anos, mas que também pode afetar crianças e idosos, vem aumentando a uma taxa de 15% ao ano, e o que é pior, com tendência de subida nessa taxa de crescimento.
Sabemos que existe uma predisposição genética para essas doenças, mas fatores, como consumo de alimentos processados e ultraprocessados, estresse crônico, tabagismo e sedentarismo, podem contribuir significativamente para o seu desenvolvimento.
Assim, com acompanhamento especializado e mudanças no padrão alimentar e estilo de vida, não só as pessoas podem minimizar a chance de desenvolvimento dessa doença, como também a maioria dos pacientes que já sofrem com ela pode ter uma vida normal e produtiva.
Paula Paviani
Rua Misseno de Pádua, 352, Sala 102 – Centro, Lavras – MG
Whatsapp: (35) 99194-4224
Instagram: @nutricionistapaulapaviani
Website: nutricionistapaulapaviani.com