Cada vez mais difundidas, práticas da meditação e do yoga oferecem inúmeros benefícios ao organismo, psique e autoestima
A vida conectada 24 horas por dia, a correria dos afazeres diários, trabalho, estudo, casa, família. Todas essas obrigações, muitas vezes se tornam perturbações que viram ansiedade, insônia, estresse e até mesmo depressão.
Em busca de uma melhor qualidade de vida, muitas pessoas têm se interessado pelas práticas meditativas, uma vez que cuidar do que se pensa é tão importante e necessário quanto cuidar da saúde física. Segundo a pesquisa World Mental Health Day 2021, realizada pela Ipsos, três em cada quatro pessoas no Brasil (75%) afirmam pensar muito ou consideravelmente em seu próprio bem-estar mental.
A meditação pode ser definida como uma prática de sintonia entre a mente e o corpo, visando alcançar tranquilidade, concentração, redução de estresse e da ansiedade. Mas, afinal, o que ganhamos ao meditar? De acordo com a instrutora Jacqueline Pereira, a meditação ajuda a honrar a nossa natureza, ter foco e auxilia no processo de autoaceitação. “O ser humano sofre todas as vezes que esquece quem ele é e o que veio fazer aqui nesta vida. E a meditação é uma ferramenta catalisadora dessa reconexão que faz com que ele volte a se sentir, se ouvir, se amar, para saber o seu propósito e compreender o sentido da vida”, comenta Jacqueline.
A mentora pratica a meditação há 10 anos e diz que não há idade definida para começar. “Para iniciar, é necessário quebrar a crença do ‘eu não consigo, não é para mim’. No início, apenas sentamos e percebemos o quanto divagamos e devagarinho vamos aderindo à prática com receptividade, acolhimento e não julgamento”, diz.
JACQUELINE
Eu sou a Jack, sou especialista em gente, na estruturação humana. Sou mentora do ser e
instrutora formada em Meditação. A meditação é uma prática de cultivo, de sentir e de religação com sua natureza amorosa. É perceber que você não é essa mente acelerada e que os seus comportamentos não te definem. Que você é muito maior que sua mente! A meditação é uma ferramenta, catalisadora de amor. Ela te devolve o amor para além das situações e condições e te permite atravessar o caos com serenidade.
Além dos benefícios para a mente, a meditação também possui efeitos na saúde física, ao promover o relaxamento, ajuda no sono, na regulação do sangue, da pressão arterial e na frequência cardíaca. Por isso, tem sido muito indicada para tratar a ansiedade, a hiperatividade, a angústia, o desencaixe, o pânico e os pensamentos negativos. “A prática é altamente eficiente, pois tudo isso se origina na nossa mente e acreditamos ser a nossa mente, nos identificamos com ela, até que, através da prática, abrimos o coração verdadeiro e a nossa essência emerge, nos devolvendo para nossa verdadeira identidade”, explica.
Para quem procura ter mais foco em seus projetos, estudos já comprovaram que o esforço para manter a atenção é muito menor em pessoas que realizam a prática com frequência. Para realizar a meditação, não há uma duração específica, o importante é ter um ambiente tranquilo sem distrações e um horário do dia que possa se manter como um hábito. Há ainda a meditação guiada como as que são conduzidas por Jacqueline. “Vamos treinando focar nossa atenção no positivo, pois nossa vida acontece onde nos concentramos, se você treina a ver a vida e as pessoas positivamente, você cria uma realidade viva de bênçãos! É como se fosse uma lanterna, onde eu escolho onde quero iluminar. E assim, quando eu mudo, tudo muda! ”. Todas às segundas-feiras, Jacqueline realiza sessões gratuitas às 18h na sede do @gente.deverdade, projeto que visa orientar a prática e ser um caminho de autoaceitação.
Abra seu coração
Além da meditação, outra prática que tem atraído cada vez mais adeptos é o yoga. A modalidade milenar chegou ao Brasil há mais de 70 anos, porém, estima-se que sua origem tenha ocorrido há 5 mil anos na Índia, como uma filosofia e estilo de vida. O nome yoga vem de “jug” do sânscrito (um dos idiomas da Índia) e significa “conectar” com o todo.
As posturas, conhecidas como ásanas foram criadas inspiradas em animais e objetos, obtendo assim nomes como a Bhujangasana (postura da cobra), Sarvangasana, posição da vela, entre outras. “O yoga é uma meditação que pode ser alcançada em movimento. Na linha de yoga que eu trabalho (yoga contemporâneo pósmoderno), as posturas (ásanas) induzem o aluno ao estado meditativo, mesmo a mente mais ansiosa do mundo consegue pausar”, esclarece Maristela Botelho, fisioterapeuta mestre em ortopedia e traumatologia. A instrutora é apaixonada pelas práticas de yoga.
A prática tem como intenção trazer conforto para o corpo, calma para a mente e paz para o espírito e é considerada uma atividade física. “A prática é muito focada no equilíbrio: para o seu corpo estar bem, a mente também precisa estar. É por isso que tantos adeptos do yoga se tornam realmente fãs da modalidade e estimulam outras pessoas”, diz.
Da concentração plena ao aumento da flexibilidade do corpo, os benefícios do yoga se estendem a vários âmbitos da saúde. A prática alonga e fortalece a musculatura do corpo, ajudando a prevenir ou tratar doenças reumáticas, como a artrite; melhora a postura; diminui dores articulares; melhora a circulação sanguínea, assim como todas as atividades físicas, colaborando para a diminuição do inchaço, e previne AVC e ataques cardíacos.
Por ser muito baseado na respiração, exige que você preste atenção a cada movimento dos seus pulmões. O yoga melhora de fato a respiração, aumentando o bombeamento de oxigênio ao sangue e ainda auxilia no controle ao estresse, previne a depressão, estimula a atenção e o funcionamento cerebral, combate a insônia, controla a pressão arterial, entre outros.
O yoga é indicado para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. Para iniciar a prática, a instrutora orienta que a aula seja conduzida com profissionalismo e respeitando as individualidades de cada pessoa. “Todos podem e devem praticar o yoga, desde que supervisionados por um bom profissional. O que eu mais considero importante em um instrutor, quanto à condução e dinâmica de suas aulas, é conhecer a fundo a anatomia e
biomecânica, e também a bioenergética para que o mesmo possa conduzir com segurança e respeito aos limites articulares de cada um”, completa. Maristela realiza também diversos trabalhos de popularização do yoga, um deles é o aulão realizado todas às terças-feiras, às 7h, no Centro Cultural, localizado no Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (Ufla).
MARISTELA
O yoga foi um presente de Deus na minha vida. Ele chegou até mim de uma forma tão natural e maravilhosa, que é difícil descrever. Iniciei como professora com um grupo pequeno de alunas, e essas em uma semana já eram muitas. Após um mês, vi meu trabalho crescer muito! Trabalho com a linha Hatha Vinyasa Yoga e Yin e Yang Yoga. Dar aula de yoga faz meu coração pulsar de felicidade e amor! É extremamente gratificante saber que posso levar essa filosofia de vida a outras pessoas