Em face do cenário atual, é de suma importância que um empresário obtenha claro conhecimento de quem é seu cliente e suas necessidades. Nesse viés, a Pesquisa de Mercado é um estudo que proporciona aos empresários e gestores, o entendimento mais detalhado a respeito da realidade de um mercado, de modo que tenham uma visão mais panorâmica sobre o mercado de atuação e público-alvo, auxiliando-o na efetividade e assertividade das ações tomadas em relação ao seu negócio através da coleta e análise dos dados obtidos. Neste sentido, vale ressaltar que a UFLA Júnior Consultoria Administrativa atua no mercado há 22 anos, oferecendo projetos qualificados em vários ramos da administração, a fim de auxiliar empresários a impulsionarem suas empresas, e, dentre estes, tem como carro-chefe dos serviços mais requisitados do portfólio da empresa júnior, a pesquisa de mercado.
A priori, após tais definições do que se consiste uma pesquisa de mercado, é válido destacar alguns de seus benefícios para os empresários e gestores. Dessa forma, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que possibilita, em primeiro momento, conhecer o seu público-alvo, de forma que seja construída uma persona – ou representação fictícia do seu cliente real – e assim seja indicado as preferências e necessidades do seu público. Logo, este conhecimento ajudará ponderar a viabilidade de um empreendimento, avaliar a performance e sucesso de novos produtos, serviços e nichos de mercado, identificar como a marca deve se posicionar, quais são as mídias e formas de comunicação mais vantajosas para o negócio, entre outros.
A UFLA Júnior Consultoria Administrativa atua no mercado há 22 anos, oferecendo projetos qualificados em vários ramos da administração.
A pesquisa mercadológica permite ainda entender as estratégias de seus concorrentes a fim de conduzir e elaborar táticas mais competitivas, bem como identificar novas tendências, oportunidades e demandas com antecedência, definir o segmento mais lucrativo para atuação, otimizar processos internos da empresa e medir a satisfação dos consumidores de forma que sejam listados os pontos positivos e negativos tanto de seu mercado quanto de questões internas da empresa e, consequentemente, sejam aplicadas melhorias no que foi ressaltado. Diante do exposto, salienta-se que para a realização da pesquisa de mercado existem algumas macros etapas que devem ser seguidas pela equipe que está à frente do projeto, e estas serão apontadas abaixo, de forma breve. A primeira delas resume-se na elaboração da identidade da pesquisa, ou seja, sobre o que a pesquisa se trata. A segunda refere-se à definição do público-alvo, amostra e amostragem. Assim, são definidos o grupo (público-alvo) da população que deverá ser usado como referência para a pesquisa, a parte representativa do público a ser pesquisado e o grupo selecionado de pessoas que vai compor os respondentes da pesquisa. A terceira etapa é a elaboração do método de coleta de dados que será utilizado na pesquisa.
Normalmente, a UFLA Júnior tem utilizado dos métodos questionários e/ou entrevistas. Após a elaboração do método de pesquisa, é importante que se faça o pré-teste, que envolve uma aplicação preliminar do questionário com uma pequena amostra do público-alvo, com o intuito de identificar dificuldades na hora da aplicação e se as perguntas estão sendo compreendidas pelos entrevistados. Isso evita o desperdício de tempo e aumenta a efetividade da pesquisa. A etapa seguinte é a coleta de dados, podendo ser presenciais ou remotos.
Por fim, três últimas macros etapas se referem à tabulação de dados, organizando as informações de vários questionários em uma planilha de Excel, facilitando a análise comparativa, montagem dos gráficos etc, a análise dos dados apurados de forma lógica e consistente, onde os resultados servirão de base para a tomada de decisão e, por último, a transformação em dados conclusivos. Nesta última, apresenta-se a resposta do problema de pesquisa, bem como as recomendações acionadas pelos envolvidos no projeto.
Portanto, infere-se que uma pesquisa de mercado pode ser crucial para o desempenho de qualquer negócio, dado que mediante seus resultados e suas informações claras e consistentes, um empresário consegue tornar suas ideias mais realistas e plausíveis, além de ter uma visão mais ampla sobre seu público e o impacto do seu negócio no mercado de atuação.
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