Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem previsão para entrar em funcionamento em 2025. Comunidade do entorno já se movimenta.
Texto: Karina Mascarenhas
Ter um hospital com diversas especialidades médicas e ainda de forma gratuita, 100% Sistema Único de Saúde (SUS): esse sonho idealizado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) está prestes a se concretizar. O local que já abrigou, por anos, o Hospital do Coração, no bairro Jardim Glória, zona oeste de Lavras, virou um canteiro de obras em 2018 e, desde então, toda a comunidade lavrense acompanha com expectativa a conclusão e o funcionamento do Hospital Universitário (HU).
O comércio na Avenida Coronel Juventino Dias, onde se situa o HU, já se movimenta. A empresária Dalila Dinali, proprietária do Glória Hotel Lavras, conta que o bairro Jardim Glória, considerado um dos maiores de Lavras, desenvolveu-se muito ao longo dos anos e espera ansiosamente a conclusão das obras. “Nunca pensei que aqui teria um novo hospital. A localização dele é perfeita, o pessoal está esperando o retorno das obras, as pessoas investiram no bairro. Vai trazer muita alegria, mas também muitos problemas como trânsito, barulho e etc, mas o que o povo precisa é de saúde, ser bem tratado pelo SUS; não só gente aqui de Lavras, mas como das cidades do entorno, estávamos precisando de um hospital assim, modelo”, comentou.
Outra empresária, Marlene Costa, da padaria A Caprichosa, já fez planos de expansão do seu comércio para atender a demanda que irá aumentar no local. “Nós empresários estamos com muita expectativa, vai trazer mais movimento para a avenida, inclusive já estamos fazendo uma cafeteria para atender não só o pessoal do hospital, como nossos clientes. Espero que ano que vem volte a terminar as obras do hospital”, disse.
Histórico do Hospital Universitário
A história do HU teve início com a aprovação do curso de medicina na UFLA, em 2013. Afinal, a formação dos futuros médicos depende também de suas práticas em hospitais e atendimentos à comunidade através de internatos e períodos de estágio obrigatório, que todo curso de medicina deve oferecer aos estudantes. “Com o advento do curso de medicina, nós tivemos a oportunidade de adquirir aquela área. Em 2017, foi feita uma licitação e as obras tiveram início em 2018. Naquele momento, a ideia era construir um hospital-dia, com procedimentos de baixa e média complexidade, além de internações de curta duração. Essa etapa foi entregue em novembro de 2021”, explica o reitor da Ufla, professor João Chrysostomo de Resende Júnior.
Depois de muitas negociações com a Ebserh, ao longo de 2020, 2021 e 2022, em junho do ano passado, o Ministério da Educação autorizou a incorporação do Hospital Universitário da UFLA à empresa, condição essencial para que seja possível a gestão do espaço. “É a Ebserh que administra a grande maioria dos hospitais universitários no Brasil. Para que ela pudesse incorporar nosso hospital, era necessário que nós mudássemos o nosso modelo, já que ela não atende a hospital-dia. Foi então que interrompemos as obras para não fazer nada equivocado e que prejudicasse essa adesão à Ebserh. Começamos as tratativas, mas ainda não tínhamos os recursos disponíveis para fazer as adaptações necessárias do hospital. Lutamos por esses recursos, e agora estão contemplados no PAC”, esclarece o reitor.
Essas adaptações serão feitas a partir das definições do plano assistencial, um documento que orienta os tipos de especialidades que serão atendidas e como será a atuação do hospital na região.
Esse plano abarca tanto os requisitos estabelecidos pela Ebserh, quanto as necessidades do município, da micro e da macro região, aproveitando, da melhor forma, a assistência regional em saúde oferecida pelo SUS.
De acordo com o reitor João Chrysostomo, “com os recursos do PAC, a expectativa é que em 2024 uma nova empresa possa ser licitada para atuar na segunda etapa de obras, fazendo as adequações necessárias e, dessa forma, podemos ter o hospital em funcionamento em 2025, contanto que todas as tratativas corram da forma planejada”.
Até o momento, já foram investidos cerca de 20 milhões de reais no Hospital Universitário, considerando terreno e obras. Além do benefício de atendimento direto à população, o Hospital Universitário terá um papel a cumprir nas atividades acadêmicas dos cursos da Ufla ligados à área de saúde, como Medicina, Nutrição e Educação Física e contribuirá também com a realização de pesquisas científicas.