MENINGITE: CONHEÇA OS TIPOS E COMO PREVENIR ESSA DOENÇA

0
67

Aumento de casos de meningite preocupa especialistas em saúde

A meningite trata-se de um processo inflamatório que atinge as meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. É causada principalmente a partir da infecção por vírus ou bactérias, no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitas, bem como traumatismo, medicamentos e neoplasias. As meningites virais e bacterianas são consideradas de maior importância devido à sua gravidade e capacidade de provocar surtos.

No Brasil, é considerada endêmica, com predomínio das meningites bacterianas no outono em inverno e as virais na primavera e verão. Ela pode afetar qualquer pessoa em qualquer faixa etária, sendo mais comum em bebês, crianças pequenas e adolescentes. As meningites virais costumam ser benignas, sem grandes complicações neurológicas, e os principais sintomas são febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, perda de apetite e irritação.

Já as meningites bacterianas são mais sérias e exigem tratamento urgente e rigoroso com antibióticos. Nesse caso, o paciente pode apresentar febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, rigidez na nuca e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. O tratamento das meningites bacterianas deve ser feito no hospital com antibióticos. Nos quadros virais, o principal é a observação do paciente, pois geralmente se resolvem por conta própria, sem precisar de intervenção.

O contato é uma das formas mais fáceis de transmissão, como o beijo, e o compartilhamento de itens pessoais. A tosse e o espirro também são formas de contágio. Por isso, evitar o contato com uma pessoa contaminada é a melhor forma de não contrair a doença. Existem também alguns cuidados gerais que podem ajudar a prevenir contra a meningite, por exemplo, manter sempre as mãos limpas e cobrir o rosto em casos de tosse ou espirros. A vacinação é um método muito eficaz para a prevenção da doença, sendo recomendada no Calendário Nacional de Vacinação. Lembre-se que a meningite é uma doença grave, fique atento ao início dos sintomas e procure um médico.

 

Dra. Nívea Souza – Pediatria Puericultura . Especialista em crianças . Membro da SBP Praça Leonardo Venerando Pereira, 206, Sala 503 – Centro . (35) 3821-0465 . 99759-1582 . @pediatranivea