fbpx

Minas Brazilian Music

Formada por Orlando Haddad e Patrícia King, Minas mistura o norte e o sul criando uma música original que é evocativa e imaginativa

A longevidade de Minas Music fala por si. Com mais de quatro décadas atuando em diversos formatos, seu profissionalismo e versatilidade, do duo ao conjunto, passando pela orquestra e big band, colocaram Minas em alta demanda. De pequenos ambientes íntimos a grandes espaços, Orlando Haddad e Patrícia King encantaram o público com seu som mágico e único, arte e calor, onde a poesia de suas vidas é ouvida em cada nota. Minas reflete um casamento musical perfeito com uma presença de palco e uma química que só uma vida inteira pode produzir.

Minas leva raízes brasileiras e americanas para criar um som fresco e inovador, desde baladas tingidas com traços melancólicos de blues e choro, até folk costeando o sutil frescor da pulsação da bossa nova, até sambas animados elaborados com improvisação de jazz instrumental, scat canto e assobios caprichosos. Com um catálogo de oito discos lançados pelo selo Bluezul e um acervo com mais de 100 canções, as composições de Orlando e Patricia já foram comparadas a clássicos de Cole Porter e Antonio Carlos Jobim. Capturando a essência das grandes composições com melodias memoráveis, harmonias criativas e letras poéticas, a música mineira é envolvente e atemporal.

Orlando Haddad e Patrícia King formaram o Minas, em 1978, na Escola de Artes da Universidade da Carolina do Norte. Eles passaram a tocar em todo o leste dos Estados Unidos antes de se mudarem para o Brasil, onde viveram, se divertiram e viajaram, absorvendo a essência da cultura brasileira. Em 1984, Orlando e Patricia voltaram para os Estados Unidos e criaram uma família enquanto se apresentavam e gravavam extensivamente, construindo sua reputação como um dos grupos brasileiros mais procurados do gênero. Multitalentosos como compositores, vocalistas e instrumentistas, e igualmente à vontade na música festiva brasileira e nos gêneros jazz, folk e clássico, os vários estilos de apresentação de Minas os colocaram diante de todos os tipos de público e local.

Orlando Haddad

Nascido em Lavras, Orlando é maestro desde os 12 anos e estudou piano clássico antes de se mudar para o Rio de Janeiro, onde cursou o Instituto Villa-Lôbos e estudou violão clássico. Em 1974, ele foi aos EUA para estudar música na University of North Carolina School of the Arts, onde conheceu Patricia, e se formou em Composição. Ele recebeu um mestrado em administração de artes pela Drexel University em 1986 e, em 2002, um mestrado em composição pela Temple University, na Filadélfia. Orlando ensinou Música Brasileira na UArts por 10 anos; sua expertise em música brasileira tem inspirado convites para ministrar cursos, aulas e clínicas em diversas universidades dos Estados Unidos. Além da coleção de canções gravadas com Minas, Orlando escreveu obras no estilo do século XX: dois ciclos de canções, duas peças de câmara e duetos de 12 tons para oboé e viola.

Orlando escreveu música para três documentários e foi contratado para escrever arranjos para o The Orpheus Club of Philadelphia, um coro de 80 homens, e contratado pela Live Connections para escrever uma suíte apresentada por Minas e o conjunto barroco Melomanie. Sua última peça de música de câmara, “Lendas Amazônicas“ foi encomendada pela Orchestra 2001 na Filadélfia, e estreou em junho de 2021. Orlando Haddad é um artista da Godin Guitars.

Patrícia King

Nascida em Denver, Colorado, Patricia cresceu em Carlisle, PA, onde começou sua educação musical estudando voz e piano, e compondo. Aos seis anos, ela começou a se apresentar e cantar em musicais e produções teatrais. Em 1974, ela se matriculou na University of North Carolina School of the Arts (UNCSA), onde estudou ópera e continuou os estudos de piano e composição, neste período conheceu Orlando. Fluente em português, Patrícia viaja regularmente ao Brasil há 30 anos.

Ela é uma pianista versátil e fluente, uma cantora com alcance de quatro oitavas e uma compositora prolífica, cujas composições são marcadas por um estilo lírico e sensual. Patrícia tem mestrado em Jazz Piano Performance pela Philadelphia’s University of the Arts e graduação em Voz Clássica pela UNCSA. Ela ensinou música no Philadelphia School District e em particular, bem como treinamento vocal na University of the Arts. Junto com Orlando, Patrícia conduziu clínicas na Universidade da Pensilvânia, Brown University, Universidade de Maryland, Franklin and Marshall College, Temple University, Dickinson College, Swarthmore College e The University of the Arts, para citar alguns. Além de compor e gravar para Minas, Patrícia escreveu e publicou um livro, La Giara (The Water Jug) , a partir do qual criou um musical inspirado na história da emigração de sua família siciliana para a América.

_______________________

Minas Music: minasmusic.com . @minasbrazilianmusic

spot_imgspot_img

Newsletter

Artigos relacionados

Reinauguração da Loja Forasteiras Moda Country, celebrando nova fase

A Loja Forasteiras Moda Country , fundada em 2017...

AGNALDO DE SOUZA: A História de um Homem Vencedor

Agnaldo de Souza, fundador e Presidente de Honra da Expresso Nepomuceno...

Copasa divulga novo Plano de Racionamento em Lavras

A COPASA divulgou dia 13 de Setembro um novo...

Dirigentes da OAB/MG reinauguram sede da 17ª Subseção de Lavras

A Seccional Mineira reinaugurou, nesta terça-feira (10), a Casa...
spot_imgspot_img