Narrando rodeios até 2014, Marinho era um verdadeiro “showman”, que se orgulha de hoje estar à frente da organização da Benassi Eventos.
Texto: Karina Mascarenhas | Fotos: Lu Vilela
Durante 25 anos, a voz que ecoou nos principais rodeios do Brasil foi a do empresário Mário Henrique Benassi Lázaro, conhecido como Marinho Benassi, fundador da Benassi Eventos. Natural de Muzambinho (MG) e descendente de uma família de construtores, o empresário iniciou sua trajetória como locutor aos 20 anos, consolidando uma carreira brilhante no universo do entretenimento. Se apresentou como locutor oficial em Barretos (SP) por diversas vezes, chegando a participar de novelas, como “Laços de Família”, da Rede Globo. Veio a Lavras e se apresentou no então Rodeio Universitário, na época organizado pelo grupo “Os Destemidos”. “Em 2004, foi o último rodeio realizado na Universidade Federal de Lavras (Ufla). No final desse ano, fui convidado para me juntar ao grupo, mas meus compromissos com a locução eram muitos. Então Júlio César se juntou à organização dos Destemidos e fiquei como consultor. Era uma transição muito drástica a mudança de local do rodeio, tinha de começar do zero”. Marinho conversou então com um grande amigo da cidade de Franca (SP), Alexandre Freitas, o “Toninho Butina”, que se juntou ao grupo. Assim, o Lavras Rodeo Festival (LRF) foi realizado em 2005 com o apoio dos “Cowboys Forever”.
Após o falecimento de Júlio César e com investimento anjo de um outro empresário, Marinho assumiu oficialmente a organização do festival, fundando, assim, a Benassi Souza Eventos, atualmente Benassi Eventos.
De Lavras para toda Minas Gerais
Criando momentos inesquecíveis, e conectando gerações, a Benassi Eventos é uma empresa consolidada no mercado do entretenimento que desde 2010 expande sua organização. “Muitas pessoas nos associam apenas ao Lavras Rodeo Festival, mas organizamos uma variedade de eventos em todo o estado, incluindo o Paracatu Rodeo Festival, no Noroeste de Minas Gerais, que almejamos tornar tão grandioso quanto o nosso evento aqui em Lavras. Estamos presentes no Sul de Minas como um todo: Campos Gerais, Varginha, Campo Belo, Santo Antônio do Amparo, Ijaci, Escarpas do Lago e várias outras cidades, sempre em parceria com empresários locais. Nosso objetivo é aplicar todo nosso know-how e continuar crescendo, especialmente na área de rodeios”, afirma Marinho. Além de consolidar-se como um dos principais organizadores de shows no estado, a Benassi Eventos contribui para a geração de mais de mil empregos diretos e milhares de indiretos. “Além das pessoas que nos apoiam antes, durante e depois dos eventos, percebemos um envolvimento significativo das comunidades. O comércio local se movimenta consideravelmente. Vale ressaltar que nossos eventos, especialmente o LRF, são projetados para atender toda a família, com setores específicos para cada público. Essa adaptação ao longo dos anos também se reflete na escolha dos artistas, sempre levando em conta a opinião do nosso público”, ressalta o empresário.
Nova fase
A Benassi Eventos entra agora em uma emocionante fase: a de descobrir e lançar novos talentos no cenário artístico. “Hoje, a empresa não apenas celebra seu legado, mas também se renova ao abrir portas para novos talentos. Através de iniciativas, como a revelação de artistas locais, a exemplo da dupla Vinícius & Rufini, projetamos novos artistas para o mercado, principalmente o de sertanejo universitário”, explica Marinho.
Fazendo a diferença
Muito além da música, a Benassi busca fazer a diferença em toda a cadeia que envolve seus eventos. Por isso, iniciou este ano, juntamente com a Biominas, um projeto de ESG (Environmental, Social and Governance) buscando alinhar o Ambiental, Social e Governança. “Estamos trabalhando a compensação de carbono, demonstrando nossa preocupação com o meio ambiente. Além disso, há muitos anos, temos tratado de forma muito próxima as causas sociais, inclusive com recorde neste ano em arrecadação de alimentos. Também incentivamos a doação de sangue por meio da escolha da Rainha do Rodeio e com isso mais de 800 vidas foram salvas”, conclui Marinho.
Siga a Benassi Eventos nas rede sociais:
Instagram: @benassieventos