O Brasil é um dos países com maior cobertura de vacinação. Algumas doenças como Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje estão controladas devido ao elevado índice de imunização.
A vacinação infantil é uma etapa fundamental e importante para o desenvolvimento saudável de todas as crianças, já que são suscetíveis a muitas doenças causadas por vírus e bactérias por não possuírem um sistema imunológico desenvolvido para combatê-las.
Por incrível que pareça, a vacinação acaba sendo rara durante a fase adulta, valendo lembrar que um adulto com a caderneta de imunização desatualizada, além de correr o risco de desenvolver sintomas mais graves de doenças, pode transmitir enfermidades para familiares e amigos.
As vacinas são fundamentais para prevenir doenças, pois estimulam a produção de anticorpos contra vírus e bactérias causadoras de moléstias graves. Estar com a caderneta de vacinação em dia é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças e de suas complicações, que infelizmente podem até levar à morte.
Quem não se vacina, não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças.