fbpx

A nova onda do café

Perfil dos consumidores e apreciadores do grão tem evoluído com o passar dos anos, conforme aumenta o consumo da bebida.

Para acordar, após o almoço, no meio da tarde ou o dia inteiro, o café é tão versátil que combina com qualquer ocasião. Não à toa que é a segunda bebida mais consumida do mundo, ficando atrás apenas da água. Com inúmeros sabores e aromas que lhe conferem características únicas, o café tem conquistado cada vez mais adeptos, os chamados Coffee Lovers. A barista e gestora da Cafeteria Escola CafESAL, Emanuelle Costa, comenta que vivemos a chamada “Quarta Onda do Café”, onde os consumidores têm sido mais exigentes com relação à origem dos grãos e aos modos de preparo. “Muitos desses consumidores não querem só beber o café, eles querem entender o contexto histórico da xícara, quem
são os produtores, quem é o barista e querem poder ter essa experiência em casa”, diz.

As ondas do café são as fases de consumo da bebida. A primeira onda teria começado no final do século XIX, quando o consumo mundial em ambientes domésticos começou a ser mais acessível, não havia a preocupação com a qualidade. A Segunda Onda veio justamente nessa direção, com o surgimento de cafeterias, a popularização de métodos de preparo e a procura de cafés de outras partes do mundo cresceu, surgiram os baristas e franquias da bebida.

A Terceira Onda trouxe os cafés especiais, com perfil de torra único, métodos inovadores de preparo, experiências sensoriais exclusivas, baristas em constante treinamento. A Terceira e Quarta ondas evidenciam a importância de cada ator na cadeia produtiva: produtor, importador, torrador, barista e consumidor.

Newsletter

Artigos relacionados

cr7 drive

CR7 Drive é um suplemento esportivo avançado que melhora a hidratação e o desempenho físico, com eletrólitos e vitaminas essenciais para o metabolismo e a contração muscular.

Atendimento de Excelência

O Bountè Cerimonial, liderado por Simony Valentini, oferece quase 20 anos de experiência na organização de eventos, destacando-se pela gestão impecável, integração de fornecedores e atenção aos detalhes, garantindo momentos inesquecíveis.

Studio Amanda Teixeira

O Studio Amanda Teixeira, em Lavras, destaca-se por ser um espaço especializado em sobrancelhas e cílios, combinando técnica, arte e personalização para elevar a autoestima de suas clientes.

Rohse Moraes

A loja Rohse Moraes, com mais de 27 anos de história, foi reinaugurada sob a liderança de Dayane Moraes, que trouxe modernidade e sofisticação à marca. Agora, com um novo layout e forte presença digital, a loja mantém sua tradição de qualidade, estilo e elegância, oferecendo produtos exclusivos tanto na loja física quanto em sua plataforma online com envios para todo o Brasil.

Donna Flor

A Donna Flor comemora cinco anos de dedicação, destacando-se por transmitir amor e sofisticação através de flores, aromas e decoração, com produtos de alta qualidade e um atendimento atencioso que encanta os clientes.
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui