Aprendizados que cruzam gerações

0
59

Herança profissional no Direito

Dr. Négis e Dr. Bruno Rodarte

Muitas são as carreiras nas quais os filhos seguem a profissão de seus pais, mas, sem dúvida, o Direito é uma das mais tradicionais. Em Lavras, o sobrenome Rodarte já é sinônimo de profissionalismo na área jurídica. O legado do Dr. Francisco Rodarte passou para seu filho Dr. Négis Rodarte, e, hoje, chegou ao neto Dr. Bruno A. Rodarte. que ao lado do pai continua os passos do avô.

Continuar no mesmo caminho profissional do pai em processos e ações é um vínculo que, às vezes, surge já no berço, como explica o Dr. Bruno. “Eu brinco com os meus amigos que eu já nasci lendo os processos, escutando os casos e, desde o princípio, isso me fascinava, a possibilidade de ajudar o próximo, principalmente aqueles mais necessitados que via de regra são punidos por antecipação”, conta o advogado.

Seguir a profissão do pai no Direito também apresenta seus próprios desafios, já que vem acompanhada do peso dos anseios familiares, como comenta o Dr. Bruno. “Existe uma pressão muito grande e algumas expectativas adicionais são criadas por eu ser filho do meu pai. Da mesma forma acho que existia quando meu pai iniciou sua profissão”, diz.

Assim como outros filhos que seguem a profissão de seu pai, o Dr. Bruno encara o desafio como uma oportunidade de crescimento e superação pessoal, onde a experiência e sabedoria do pai são transformadas em uma fonte de inspiração. “É uma honra, um privilégio, poder compartilhar, aprender e conviver diariamente com aquele que, sempre foi o meu maior exemplo. A advocacia é uma profissão complexa e, sem sombra de dúvidas, ter um exemplo ao seu lado em todos os momentos, no dia a dia, te faz querer aprender, querer desenvolver, cada vez mais”, ressalta.
Quando iniciou sua carreira no Direito, Dr. Négis Rodarte já guardava consigo uma preciosa lição que aprendeu com seu pai: “Não ter medo nem mesmo do olho do furacão. A roupagem do advogado é a sua credibilidade”. Sob sua direção desde 1997, o escritório de advocacia cresceu e se tornou um dos mais requisitados da região.

“Hoje somos advogados inclusive de filhos e netos de clientes que foram de meu pai. A responsabilidade sempre aumenta”, enfatiza Dr. Négis.

Sem abrir mão dos valores e princípios que sempre guiaram sua família, pai e filho seguem no dia a dia unidos pelo Direito. “Temos momentos de extrema empolgação e de grande tensão. Vivenciamos dramas, mas, também, emoções indescritíveis. Buscamos ter o controle e somos sabedores que quanto mais debatermos uma situação, melhor será o resultado. E não é raro ter discussões acaloradas e bicos”, comenta o advogado.

Sobre trabalhar ao lado do filho e continuar o legado da família, Dr. Négis resume em uma palavra: Felicidade. “Posso dizer que temos o DNA da liberdade em nossas veias, buscamos sempre acreditar no ser humano sem distinção. Isso nos deixa contagiados, nos deixa felizes”, conclui.

Négis Rodarte Advogados: (35) 99132-0385 . @negisrodarteadvogados

Pai e filha a favor da beleza e da saúde

Dr. Hermínio e Dra. Camila Amorim

No universo da Medicina, histórias inspiradoras de filhos que seguem os passos dos pais são frequentemente encontradas. Camila é mais uma prova desse legado. Filha do renomado cirurgião plástico Dr. Hermínio Amorim, ela abraçou a mesma profissão, e hoje está trilhando seu caminho no campo da cirurgia plástica.

A cirurgiã plástica conta que desde pequena acompanhava o dia a dia do pai e, claro, ajudou-a na escolha da profissão. “Para mim, foi algo muito natural seguir na Medicina. Eu saia do Gammon e ia para o consultório do meu pai para esperar ele acabar alguma consulta ou cirurgia. Sempre gostei muito da rotina e de ficar olhando o que ele fazia e, com isso o interesse foi surgindo de uma maneira natural”, explica Dra. Camila.

Apesar de herdar o talento do pai, Dra. Camila experimentou seus próprios desafios, já que muitas vezes as cobranças eram altas e as comparações inevitáveis. “As pessoas criam expectativas por eu ser filha de cirurgião plástico e por ser uma mulher cirurgiã plástica, algo que não existia em Lavras antes da minha chegada, mas isso nunca me atrapalhou. Apesar de ter uma pressão maior, eu sempre consegui lidar tranquilamente”, diz.

No único hospital-dia da região dedicado à cirurgia plástica, o Hospital da Plástica Hermínio Amorim, Dra. Camila compartilha com o pai a oportunidade de trabalhar e trocar experiências. “Operamos juntos nos casos de cirurgias mais complexas e vemos os pós-operatórios um do outro em alguns casos. É uma experiência única e muito gratificante. Por mais que as técnicas e condutas muitas vezes são iguais, cada um dá um toque diferente e enriquecedor! É um apoio, segurança e confiança que poucas pessoas têm e eu fico muito feliz e grata por ter”, ressalta.

Além da cirurgia plástica, as atividades do Hospital da Plástica contemplam cirurgias ginecológicas, vasculares, ortopédicas, coloproctologia e outras de pequeno porte. Ao longo de toda a sua carreira, Dr. Hermínio se destacou por sua abordagem empática e cuidadosa com seus pacientes. Com muitas semelhanças entre as abordagens profissionais, pai e filha discutem casos e procedimentos e ajudam um ao outro, mesmo com públicos diferentes. “Meu pai sempre teve os pacientes dele, e eu algumas vezes já o ajudei olhando alguns em que ele me pedia. Vejo isso como uma colaboração entre eu e ele. Eu tenho um perfil de paciente e ele, outro”, enfatiza Dra. Camila.

Para ela, é um privilégio ser filha do Dr. Hermínio Amorim, e como mãe da pequena Cecília, ficaria muito contente do legado continuar. “A gente não induz nada disso para a minha filha, mas logicamente que eu ficaria muito feliz em ter uma terceira geração de cirurgiã plástica na família. Poder passar meus conhecimentos para ela seria incrível”, finaliza a cirurgiã plástica.

Hospital da Plástica: (35) 98833-7439 . @hospitaldaplastica.lavras

Saúde de Pai para filhas

Dr. José Maria, DRA. Sarah e Dra. Maíra

Desde criança, Dra. Sarah Nunes sonhava em usar branco e cuidar das pessoas. A admiração pelo pai Dr. José Maria Nunes e seu zelo pelos pacientes a incentivaram a seguir a Medicina. Ao se tornar médica, a Dra. Sarah inspirou também sua irmã Dra. Maíra Nunes a trilhar o mesmo caminho. O entusiasmo compartilhado por pai e filha durante as refeições, as conversas sobre pacientes, casos e plantões despertaram neles a vontade de se dedicar ao cuidado da saúde e do próximo.

A Dra. Sarah conta que o pai sempre foi um médico humilde e carismático que dedicou sua vida a ajudar as pessoas. “Sempre tive orgulho, amor, respeito e admiração por ele! Meu pai é o melhor homem e médico do mundo! Aquele capaz de curar com uma conversa amiga, um abraço verdadeiro e com o dom que Deus proporcionou a ele. Eu sempre falo que se eu puxasse 1% do médico que ele é, já serei uma boa médica!”, diz.

No início de sua carreira, Sarah teve a oportunidade de atuar com o pai em alguns plantões e colecionar histórias. “Trabalhar com o Dr. José Maria é engraçado, ele e as enfermeiras sempre contam casos, histórias que às vezes parecem mentira. Ver o quanto ele é querido pelos pacientes me faz ter orgulho do pai que eu tenho, da Medicina que ele exerce, tanto na capacidade dele de médico como também de ser humano único e caridoso!”, comenta.

No âmbito pessoal, a Dra. Sarah atribui muito de sua experiência ao exemplo de seus pais Dr. José Maria e Eliana, que sempre a encorajaram a ser autônoma e a buscar seus sonhos com apoio incondicional. “Meus pais foram meus maiores incentivadores para que eu procurasse uma especialidade e saísse dos plantões! Eles sempre estiveram comigo, me dando todo o apoio necessário para ser o que eu sou hoje”, enfatiza.

Para a médica, acompanhar a profissão do pai exige sacrifícios. “Ser médico não é status, ser médico é amar o outro, se doar pelo outro, quantos natais, aniversários, datas comemorativas, dia dos pais, eu e minha irmã tivemos que ficar sem ele, para que ele pudesse cuidar dos pais de outras meninas, mulheres como eu! Ele sempre fala que a Medicina é a profissão que Deus escolhe, e somos sacerdócios Dele”.

Com duas filhas em casa, a Dra. Sarah brinca que serão mais duas futuras médicas. “Se eu pudesse escolher, queria que elas fizessem Medicina, assim como eu. Com amor, doação e compaixão de aliviar a dor do próximo, guiadas por Deus, minhas filhas serão o que quiserem, mas sempre quando posso, eu falo da minha profissão, levo elas para a Clínica Nunes e as incentivo”. Para os filhos que consideram a possibilidade de seguir a profissão do pai, a Dra. Sarah finaliza: “Façam com amor, aprendam com honestidade e sejam orgulhosos de seus pais!”.

Dra. Sarah Nunes: (35) 99920-1002 . @dra_sarahnunes

Herança gaúcha

Fernando, João Paulo e João Carlos

O Sarandi Buffet, nomeado em homenagem à cidade de Sarandi, situada na região norte do Rio Grande do Sul, possui uma história rica e emocionante. Seus fundadores, Fernando, João Paulo e João Carlos, nasceram e cresceram nessa encantadora cidade, cercados pela influência da rica cultura gaúcha. Desde cedo, eles foram cativados pela arte da gastronomia, graças à dedicação de sua família a esse ofício milenar.

Com base nessa herança gastronômica, os três irmãos decidiram unir suas paixões e conhecimentos para criar um buffet único, que combina a rica tradição culinária gaúcha com o sabor acolhedor da gastronomia mineira. A união dessas influências regionais distintas proporciona aos clientes do Sarandi Buffet, uma experiência gastronômica inesquecível, onde o sabor, a diversidade e a qualidade são os pilares fundamentais.

A jornada dos irmãos no mundo da gastronomia começou desde tenra idade, quando acompanhavam com admiração seus pais em festas e eventos tradicionais gauchescos, assim como em celebrações organizadas por eles. Esse envolvimento precoce com a culinária, aliado ao amor e dedicação transmitidos pelos seus pais, foi o que despertou o desejo dos irmãos de seguirem adiante nesse caminho culinário.

O Sarandi Buffet destaca-se por oferecer um cardápio personalizado e diversificado, apresentando uma série de ilhas gastronômicas, capazes de atender e surpreender aos mais variados paladares. Cada prato é preparado com um cuidado excepcional, e a apresentação é um verdadeiro deleite para os olhos. O layout e a sequência do serviço são planejados minuciosamente, buscando proporcionar aos convidados uma experiência completa e memorável.

“Do nosso pai, recebemos muito senso de responsabilidade e de justiça, no trabalho e no trato com a família, sem perder a ternura jamais˜, enfatizam os irmãos Fernando, João Paulo e João Carlos.

A chave para o sucesso do Sarandi Buffet é sua equipe comprometida e talentosa, que trabalha incansavelmente para garantir que cada evento seja único e inesquecível. Ao longo de mais de duas décadas de experiência, os fundadores e sua equipe têm sido constantemente surpreendidos pela singularidade de cada evento, seja um aniversário especial, um casamento emocionante, uma reunião corporativa ou uma formatura festiva.

Além do sabor e da qualidade dos pratos, o Sarandi Buffet se destaca por sua busca incansável por inovação. Priorizando a pontualidade, organização, responsabilidade, ética e respeito, a equipe se dedica a atender a cada detalhe, assegurando que o cliente tenha suas expectativas superadas e seus sonhos realizados.

Para o Sarandi Buffet, cada evento é uma oportunidade de fazer parte dos sonhos de seus clientes, e eles acreditam firmemente que o segredo para o sucesso reside na paixão pelo que fazem. Essa dedicação em oferecer uma experiência gastronômica excepcional e um serviço impecável é o que faz com que o Sarandi Buffet seja reconhecido e respeitado em toda a região, e além, como referência em qualidade e excelência culinária.

Sarandi Buffet:(35) 99259-5599 . 99989-1974 . @sarandibuffet

Quatro Gerações e uma história de sucesso

Artur, Sebastião, Rafaela, Lucas e Gabriela Oliveira

A Estanhof foi fundada há 70 anos por Artur de Oliveira. A empresa começou com o conserto de geladeiras. O negócio passou para Sebastião Mello de Oliveira, que também estanhava latas de leite para os laticínios da região. Nos anos 1990, Caio Márcio de Oliveira, que acompanhava o pai Sebastião desde pequeno, assumiu a tradição familiar. A Estanhof atualmente está em sua quarta geração, com Lucas Costa Oliveira, cuidando da gestão de produção, e Rafaela Costa Oliveira Cestavo, da área administrativa e de atendimento aos clientes. Tendo o pai como ídolo, os irmãos carregam a responsabilidade de continuar o legado de seus familiares, como comenta Rafaela. “Uma das maiores lições que aprendi, tanto eu quanto meu irmão, foi que a empresa precisa ter nome acima de tudo, ser correta, íntegra. Valorizamos levar sempre aos nossos clientes alta qualidade e serviço de excelência”.

Referência na região, a Estanhof oferece produtos e serviços em aço inox, refrigeração, climatização, solda, manutenção industrial, coifas, mesa, tanques e trado de inox. Para Lucas, trabalhar com o pai é uma lição de vida. “Trabalhamos muito juntos. Na parte da refrigeração, tudo que sei é graças a ele, Na parte do inox, o fundamental ele me ensinou. Mas a prática aprendi mais com os colaboradores da parte de produção, onde é minha área hoje. Aprendi com meu pai os valores, como honestidade, caráter, organização, fazer o mais perfeito dentro do possível, e ter Deus em tudo na vida, não desviar dos seus ensinamentos”, comenta o empresário.

A atual geração conta com a expertise das anteriores para vencer os desafios atuais da competição do mercado. “Nós temos o nosso nome, a nossa tradição e isso conta muito. Meu pai e meu avô – que tem 92 anos – ainda vão à fábrica, nos dá dicas. Temos que ser humildes em aceitar essa bagagem, esses conselhos, porque por mais que os tempos mudem, o conhecimento não muda, e a experiência muito menos. Estar junto daqueles que vieram antes de você é uma experiência indiscutível”, conta a administradora.Seguir a tradição familiar não é fácil, mas Rafaela afirma que tanto ela quanto Lucas se espelham no pai. “Quando você quer seguir a carreira do seu pai, tem que saber que ali tem amor, sucesso e dedicação. Então, se os filhos e netos querem continuar isso, acho que o mais importante é amar o que faz, colocar todo o amor que os nossos pais e avós colocaram”, afirma Rafaela.

Já Lucas reforça que em se tratando de uma empresa que está há tanto tempo no mercado, já se percebe que é muito forte. “Sempre com as bênçãos de Deus, meu desejo é que a empresa possa seguir quantas gerações o Senhor possa permitir”, finaliza o gestor.

Estanhof: (35) 99898-1687 . 99979-6659 . @estanhofltda

Tradição que atravessa gerações

Antônio e Aleandro Píres

A tradição de moldar o ferro, o aço ou estruturas metálicas transpassa gerações na família Pires. Em 1993, Antônio Pires Neto deixou a Serralheria Pires, onde trabalhava com seus irmãos e fundou a “Arte em Ferros”, em Lavras. O talento de Antônio foi passado para os filhos que ainda jovens começaram a seguir os passos do pai. “Entre os meus 16 e 21 anos, eu trabalhava com pecuária leiteira, mas percebi que meu pai estava precisando de ajuda na serralheria. Comecei a ajuda-lo, e daí em diante fui tomando gosto pela empresa”, explica Aleandro José Pires, que cuida do gerenciamento da Arte em Ferros. Ao lado de Aleandro, seus irmãos Alexandre Antônio Pires e Adriana Aparecida Pires seguem o legado da família e tem levado a empresa a novos rumos. “Aprendi muito com meu pai, claro que a gente acaba criando nosso próprio jeito de tocar os negócios e vai melhorando, mas é uma responsabilidade muito grande você manter o nome do seu pai, tem que se esforçar muito para não deixar a bola cair”, afirma Aleandro. Com o mercado da construção aquecido, a Arte em Ferros tem seguido as tendências e se adaptado às mudanças para entregar com qualidade e rapidez: portas, grades, janelas, esquadrias e estruturas metálicas em geral aos seus clientes. Realizando o orçamento, projeto, produção e instalação, a serralheria mantém os princípios de Antônio, como comenta Aleandro: “Nosso pai sempre nos ensinou a prestar um serviço de qualidade, honrar os compromissos com os clientes e fornecedores, isso seguimos à risca”. Apesar da grande responsabilidade, o empreendedor se sente realizado em continuar a tradição da família. “É muito prazeroso você dar seguimento em uma empresa que foi construída com muito trabalho e suor de seu pai que saiu do nada para chegar onde chegou”, finaliza.

Arte em Ferros: (35) 98444-7058 . @arteemferros.ltda

Sorrisos de pai para filha

Dr. Washington E alice Cornélio

Orgulho de um pai é ver o filho ou a filha formada. Imagina só, seguindo a mesma profissão. Esse é o caso do cirurgião-dentista Dr. Washington Leôncio Cornélio Neto. Sua filha Alice Mariana Alves Cornélio termina em breve sua graduação no Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (UNIPTAN), em São João del-Rei. O amor pela Odontologia teve início na infância. Aos poucos, Alice percebeu que a Odontologia era mais do que uma profissão, era uma vocação. “Nunca cogitei outra profissão, sempre tive uma feição especial pela Odontologia. Sempre estive muito imersa no ambiente odontológico de forma natural, meu pai sempre representou para mim uma grande referência, mas sempre se preocupou de ser uma influência ‘forçada’ desde o momento em que eu resolvi seguir a mesma área”, conta. Mesmo com tios e primos na família, Alice comenta que seus pais sempre se preocuparam para que ela não se sentisse pressionada. Apesar de ainda não ter dividido um consultório com seu pai, Alice já o ajudou em diversas ocasiões. “Já estive tanto auxiliando quanto presenciando atendimentos com ele, desde extrações complicadas até grandes inflamações. Ainda não tivemos oportunidade de trabalhar juntos, mas acredito que teremos muitas nessa minha fase de recém formada”, salienta a jovem. A relação de apoio e companheirismo entre pai e filha reflete na maneira como Alice enxerga o futuro, principalmente em relação aos pacientes do pai que um dia serão seus. “Existem muitas semelhanças entre nós, principalmente quanto à ética e mínima intervenção. Como meu pai é um conhecedor de muitas áreas, absorvo muito do conhecimento que ele me passa”, diz. Para quem busca seguir a profissão de seu pai, Alice deixa um recado: “Pense bem se é isso que realmente almeja para a vida, e não só seguir a profissão por comodidade”, conclui.

Odonto: (35) 99964-8269 . @wodontooficial