Dor lombar baixa inespecífica

0
30

Acredita-se que a dor lombar atinja aproximadamente 80% da população geral ao menos uma vez durante a vida. É a segunda causa mais comum de consultas médicas, perdendo apenas para a dor de cabeça (cefaleia).

Existem causas especificas e inespecíficas, sendo que o segundo grupo é o mais comum. Dentre as causas especificas, estão as fraturas, tumores ósseos primários e metastáticos, hérnias de disco e estenose de canal. Já no grupo das causas inespecíficas, que correspondem até 90% de todos os casos, a origem da dor pode ser dos discos intervertebrais, das facetas articulares, da articulação sacroiliaca e da musculatura superficial e profunda da região lombar.

A dor discogênica, aquela originada no disco intervertebral, estrutura que fica entre as vértebras e atua amortecendo o impacto na coluna, pode ser mecânica, quando este disco comprime uma raiz (hérnia de disco), ou química, quando há a liberação de substâncias de dentro do disco e irrita os nervos. É uma dor centralizada, que piora com a sustentação de carga e quando o paciente fica assentado. Pode haver irradiação para a região glútea e posterior na coxa.

As facetas articulares são articulações que ligam as vértebras entre elas. Trata-se de uma articulação sinovial, e como tal pode sofrer com o processo de desgaste ou artrose. A dor geralmente piora com o movimento da coluna e pode provocar rigidez no período da manhã. Melhora um pouco com movimentos no inicio do dia e quando o paciente está deitado. A articulação sacroilíaca liga a coluna ao quadril. É uma grande articulação com pequena mobilidade. Processos degenerativos podem causar a dor, que é mais comum em mulheres devido às particularidades anatômicas do quadril feminino, mais largo que o do homem. Tem característica de uma dor lombar baixa, próximo à região glútea, que piora com a palpação da espinha ilíaca póstero superior e com alguns testes específicos, como compressão e distração do quadril.

As causas musculares são muito comuns, pois podem estar associadas às outras causas já citadas. De forma isolada ou não, pode acometer a musculatura superficial e/ou profunda da coluna lombar. Geralmente encontra-se dor à palpação da musculatura acometida, com presença de nódulos miofasciais, pontos gatilhos, com ou sem irradiação para outras partes e músculos.

Assim, devido à diversidade de causas da dor lombar baixa inespecífica, a anamnese cuidadosa durante a consulta médica e exame clinico detalhado, torna-se indispensável para o diagnóstico e tratamento de sua causa. O auxílio de exames adequados de imagem, contribui para maior segurança diagnostica, além de permitir descartar as causas especificas de dor. Quanto maior a precisão de sua origem, maior a chance de sucesso no tratamento, com melhora do quadro doloroso, devolvendo a qualidade de vida do paciente.

Dr. Ednaldo Bougleux: Dr. João Silva Pena, 88 · Centro . Clínica Live . Lavras-MG . Tel.: (35)3822-4068 . @dr.edbougleux