Glaucoma: O inimigo invisível

0
21

Os olhos são nossa fonte primária de relacionamento com o mundo. Eles são de extrema importância para o nosso dia a dia. Portanto, cuidar da saúde ocular é fundamental.

Glaucoma, a maior causa de cegueira irreversível no mundo, é uma doença progressiva do nervo óptico em que as células que fazem conexão do olho com o cérebro (células ganglionares retinianas) morrem, fazendo com que a cabeça do nervo óptico apresente um aumento da escavação (depressão central onde há ausência de fibras nervosas) e produzindo danos característicos no campo visual. De acordo com a Associação Mundial do Glaucoma, estima-se que cerca de 80 milhões de pessoas tenham a doença em todo o mundo. Aproximadamente 50% dos indivíduos com glaucoma não sabem que têm a doença, e esse número pode ser ainda maior em países subdesenvolvidos. Isso ocorre porque, em seus estágios iniciais, o paciente não apresenta sintomas.

O aumento da pressão intraocular, que antigamente entrava na definição, é o principal fator de risco e o único que efetivamente podemos tratar, mas é importante apontar que existem pacientes com glaucoma com pressões em níveis normais, como pacientes sem glaucoma e com pressões altas.


Diagnóstico:

Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

O diagnóstico é feito por meio do exame oftalmológico completo: mede-se a pressão intraocular e avaliam-se o nervo e a retina no exame de fundo de olho. Quando há suspeita, faz-se a avaliação funcional por meio de campo visual e estrutural usando fotos de retina e nervo, medida na camada de fibras nervosas por meio da tomografia de coerência óptica. Estes pacientes são acompanhados ao longo do tempo.

Tratamento:

O tratamento inicial é feito com colírios ou laser. O laser é uma ótima opção, ainda pouco utilizada no Brasil. A taxa de sucesso do laser vai de 50 a 60%, mas a segurança é muito grande.
Em casos onde o laser e os colírios não são suficientes ou estes últimos não são tolerados, há a opção cirúrgica.
O exame de rotina, feito por médico oftalmologista, é a principal forma de prevenção da doença que raramente apresenta sinais ou sintomas.

Dr. Marcone Reis Luiz Jr . CRM-MG 74.339 | RQE: 50.716: Rua Prof. Azarias Ribeiro 350, Sala 102 . Centro . Lavras-MG (35) 9 9113-4846 . www.drmarconereis.com . @dr.marconereis . Marcone Reis