Desenvolver o raciocínio lógico e ampliar as habilidades em cálculos matemáticos, aprimorar a capacidade de compreensão e interpretação de textos em português e exercitar o potencial da criança no Inglês, esses são alguns dos objetivos do Kumon, que inaugurou recentemente uma unidade padronizada em Lavras. A mestre em Educação Matemática Suhelen Sales Souto Souza e seu sócio Carlos Henrique Pires de Souza estão à frente da franquia na cidade. Para Suhelen, professora de matemática com 10 anos de experiência e atuante no Colégio Universitário Professor Canísio Ignácio Lunkes – Unilavras – o objetivo de trazer a metodologia para o público lavrense veio em virtude das dificuldades apresentadas por muitos alunos. “No Kumon, trabalhamos a concentração, postura de estudo e a execução de tarefas de acordo com os objetivos propostos de forma individualizada para que cada aluno possa desenvolver suas habilidades de forma autodidata e ir avançando nos conteúdos”, explica.
Método Kumon e seus pontos fortes
• Estudo individualizado: Independentemente da idade ou nível escolar, o aluno estuda de acordo com a sua capacidade, avançando gradualmente.
• Autodidatismo: O aluno desenvolve a habilidade de aprender e estudar de forma autodidata.
• Orientadores: O orientador do método Kumon observa a habilidade acadêmica, a personalidade e o sentimento de cada aluno para oferecer um estudo individualizado.
• Gosto pelo aprendizado: Ao estudar em um nível adequado à sua capacidade, os alunos se tornam entusiasmados e passam a querer aprender cada vez mais.
• Um passo à frente: Por meio do avanço além da série escolar, os alunos do Kumon desenvolvem uma bagagem acadêmica que auxilia na aprendizagem de conteúdos futuros.